O sonho de um casal que, embora tivesse pouca experiência, tinha sonhos, projetos e principalmente, que já haviam vivido as mais diversas experiências, tanto no papel de pacientes quanto no de profissionais. Baseados nisso, sabiam também o que não desejavam ser enquanto profissionais de saúde, dentro de um modelo de medicina mecanizado e impessoal, tratando doenças e não pessoas.
A história começa com um encontro, como nos conta a Dra. Tamara:
Ambos de São Carlos, nos conhecemos no ano de 2002. Douglas, estudante de Biomedicina, e eu, Tamara, de Nutrição. Nos formamos em 2005, e como tínhamos um propósito maior, embora não soubéssemos ainda qual era, tínhamos em mente que não podíamos parar por ali. Me mudei para São Paulo para continuar minha formação acadêmica, e Douglas para fazer a tão sonhada Faculdade de Medicina. Em 2010 decidimos nos casar.
Douglas, formado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, trazendo toda a bagagem que o Hospital de alta complexidade poderia entregar, e eu, decepcionada com a Nutrição que havia conhecido, idealizamos a clínica dos sonhos.
“Sonhávamos com um atendimento acolhedor, uma medicina que olhasse o paciente de forma integral e não somente para um conjunto de sintomas. Sonhávamos com um lugar onde profissionais de diversas áreas da saúde materno-infantil pudessem se reunir para entregar serviços diversos de maneira integral e individualizada.”
Mesmo com horas intermináveis de plantão, estávamos dispostos a enfrentar e a batalhar. No final de 2017, retornamos para São Carlos e conseguimos, em uma sala alugada, iniciar os atendimentos em consultório. Aos poucos, os pacientes foram chegando e conhecendo o atendimento diferenciado do Douglas. Mas, por características da cidade, decidimos que naquele início a melhor solução seria nos conveniar ao plano de saúde. O fluxo de atendimento aumentou de forma exponencial em pouquíssimo tempo.
Logo, sentimos a necessidade de deixar as salas alugadas para encontrar um espaço nosso, para realizar os atendimentos direcionados ao público materno-infantil. No entanto, fomos atingidos em cheio, em meio a reforma do prédio pela pandemia. Tudo fechou, os atendimentos diminuíram, e uma simples reforma, se tornou uma baita dor de cabeça. Mas o propósito era maior. A Clínica Clarion abriu suas portas no dia 20 de julho de 2020.
A pandemia nos forçou a nos adaptar para uma realidade ainda muito desconhecida, e fomos nos redefinindo como profissionais. Mas, aos poucos, fomos percebendo que havíamos deixado a ideia da “clínica dos sonhos” adormecida. Tivemos que nos reconectar, pois muito havia mudado em nossa realidade, nós nos tornamos pais da Maria Clara, e vivenciar a maternidade/paternidade e toda a maturidade que esse processo traz, na inversão de papéis, usamos toda a experiência para nos capacitar ainda mais. Fizemos, inclusive, pós-graduações, baseados nas nossas próprias necessidades com a nossa filha, para que pudéssemos acolher, com mais empatia, os nossos pacientes. E mais uma vez, sentimos a necessidade de ter um espaço acolhedor, onde as famílias que nos procurassem pudessem ser atendidas com empatia, carinho e excelência. E então foi preciso tomar uma grande decisão: deixar os atendimentos de planos de saúde para que pudéssemos nos dedicar ainda mais ao nosso propósito.
Nossa prioridade é entregar um atendimento de excelência dentro da nossa Clínica Clarion e para isso, temos investido em nossa constante capacitação e atualização, na nossa equipe, fazendo melhorias no nosso espaço para que se torne o espaço acolhedor que tanto sonhamos, e também, na implementação de serviços complementares. Também é nossa prioridade entregar um atendimento com tempo suficiente para ouvir nossos pacientes.
Temos a consciência que nosso sonho todos os dias se realiza um pouquinho, pois ele é vivo, e não o deixaremos adormecer novamente. E com isso, nossa missão aos poucos vai se cumprindo.
Pediatra
CRM: 163.201
Nutricionista Materno-Infantil
CRN-3: 30.181
Pediatra
CRM: 188.583